10 Principais Tendências Estratégicas de Tecnologia para 2019

A Conferência Gartner acontece todos os anos e reúne profissionais de TI, gestores e outros especialistas para expor e discutir novas tecnologias, os principais desafios do setor.

E, sobretudo, identificar as tendências estratégicas de tecnologia, principalmente, para o ano que se inicia.

Os dados apresentados durante a conferência são fundamentados em pesquisas sólidas e confiáveis.

Esses dados geram insights certeiros sobre a predisposição das tecnologias apresentadas para as significativas transformações dentro do período de 5 anos.

Além disso, o evento concede aos participantes orientações práticas para a implementação imediata de ações que contribuirão de maneira significativa para competitividade da empresa no mercado no longo prazo.

Por isso, as informações apresentadas desempenham um papel norteador para todos os profissionais envolvidos, de alguma maneira, com a tecnologia da informação.

Foi discutido o futuro mais próximo da internet das coisas:

  • Realidades virtuais e experiências imersivas;
  • Ascensão das tecnologias e inovações relacionadas aos espaços inteligentes;
  • As mudanças nos diversos sistemas de armazenamento na nuvem para o atendimento das demandas corporativas.

Entre outros tópicos…

Veja a seguir as principais tendências estratégicas de tecnologia para 2019 apresentadas no evento, como elas devem surgir nos próximos 5 anos e como conversam entre si.

Confira!

1. Coisas autônomas

coisas-autonomas

Nos últimos anos diversos produtos com inteligência artificial entraram no mercado e a tendência é que haja uma explosão nesse sentido.

Os equipamentos e outras criações que buscam substituir ou potencializar a ação humana serão melhorados e novos surgirão.

Assim, os produtos tecnológicos autônomos tendem a se tornarem cada vez mais sofisticados e a sua interação com o ambiente e com as pessoas aprimorada.

Drones, veículos e robôs com diferentes propostas, em nível industrial e doméstico, marcarão cada vez maior presença em todos os contextos.

O desenvolvimento de veículos autônomos, que fazem amplo uso da inteligência artificial, devem entrar no mercado em, aproximadamente, 3 anos.

Acompanhando a tendência, as áreas de saúde e medicina, especialmente voltadas para o cuidado assistido, devem se beneficiar amplamente das novas tecnologias por meio de equipamentos autônomos.

Nesse cenário, as empresas que investem em inteligência artificial desfrutam de oportunidades de crescimento nesse período, pois há um potencial latente da IA nos próximos anos, assim, a IA deve acompanhar o avanço da tecnologia ao longo do tempo.

2. Análise aumentada

analise-aumentada

Com o avanço na área da análise aumentada, além da emissão de informações na fase de preparação, identificação de modelos e padrões, as próximas inovações incluem relatórios de análises preditivas e prescritivas automatizadas.

Dessa maneira, além de poupar tempo com o estudo de dados, realizados pelos cientistas de TI, também se tornará possível estender essa otimização para outros setores das organizações.

De acordo com a conferência do Gartner:

“As transformações emergentes da Augmented Analytics vão modificar a forma como o conteúdo analítico é desenvolvido, consumido e compartilhado, avançando rapidamente por meio da adoção predominante”.

Com análises mais sofisticadas, diversos setores, principalmente governamentais e empresariais, poderão acessar informações mais rapidamente e tomar decisões fundamentadas em dados, padrões e modelos gerados pelo processo de aprendizado da máquina.

Além da tecnologia avançada que envolve e envolverá o processo de análise aumentada, algumas tendências contribuem para as transformações que são esperadas.

Uma delas é o crescimento no volume de informações e dados de fontes abertas, que quando cruzadas com dados internos geram informações mais precisas e potencializam a apresentação de modelos e padrões em tempo real.

Ademais, ampliação na demanda e oferta de serviços de armazenando em icloud e a ampla utilização de SaaS têm participação direta na emergência de novas transformações da análise aumentada.

3. Desenvolvimento de aplicações orientado por IA

desenvolvimento-aplicacoes-AI

Criar sistemas que aprendem, adaptam-se e agem potencialmente de forma autônoma será um dos principais campos de batalha para os fabricantes de tecnologia, até pelo menos 2020.

A capacidade de utilizar a IA para melhorar a tomada de decisões, reinventar modelos e ecossistemas de negócio e melhorar a experiência do consumidor vai começar a compensar as iniciativas digitais até 2025.

A demanda pelo desenvolvimento de aplicações otimizadas para a inteligência artificial tende a fazer com que surjam diversos modelos de IA predefinidos que poderão ser explorados de maneira independente pelos desenvolvedores.

Dessa maneira, os profissionais de desenvolvimento terão à disposição recursos de IA para serem implementados e amplamente utilizado na composição de soluções sob demanda.

Em suma, a associação entre os cientistas de dados e os desenvolvedores cria as condições necessárias para a inserção da IA nessa área e, assim, propicia também diversas oportunidades para inovação em novos serviços e aplicações.

De fato, em 2022, o Gartner prevê que 40% dos projetos de desenvolvimento de aplicativos que forem criados incluirão co-desenvolvedores de IA dentro de suas equipes.

4. Gêmeos digitais da organização

gemeos-digitais

Com o crescimento da Internet das coisas, os gêmeos digitais representam uma das mais relevantes tendências estratégicas de tecnologia, pois combina a modelação matemática com a ciência de dados e outros conceitos tecnológicos.

Um dos aspectos mais interessantes será a implementação de gêmeos digitais da organização (DTOs).

Os gêmeos digitais da organização (DOTs) são modelos virtuais que representam projetos, sejam eles serviços ou produtos, e que conseguem progredir de forma alinhada com as etapas da implementação, tornado possível a antecipação de problemas e falhas no cenário digital.

Assim, podem processar um grande volume de informação e simular o comportamento de sistemas e objetos.

No contexto organizacional, os DOTs processam as informações operacionais para identificar os padrões do modelo de negócio, considerando as circunstâncias presentes.

E encontrando diferentes perspectivas frente à implementação de recursos, investimentos e competitividade em cenários mercadológicos futuros.

Em resumo, conecta-se com seu estado atual, implementa recursos e dá respostas a mudanças para fornecer o valor esperado ao cliente.

Na perspectiva futura, a tecnologia relacionada aos DOTs pode ser aplicada para modelos biológicos e explorados amplamente na medicina como forma de antecipar prognósticos e prever reações fisiológicas por meio do cruzamento de dados e do histórico do paciente.

5. Edge Computing

edge-computing

A computação de ponta desempenha importante papel na produtividade organizacional na medida em que processa uma grande quantidade de dados de maneira mais próxima às suas fontes.

E quais são essas fontes?

A infraestrutura de computação, principalmente industrial, que fornece um grande volume de dados sobre máquinas, equipamentos, entre outros.

Dessa maneira, a borda potencializada é um modelo que foge à centralização de dados na nuvem, permitindo, assim, que as análises necessárias aconteçam próximas ao local de origem dos dados.

Apesar de a borda potencializada estar sendo impelida pela IoT, a previsão para os próximos anos é de que a borda potencializada se combine com outras tendências como a IA, 5G, armazenamentos avançados, entre outros.

Resultando em sistemas de processamento extremamente sofisticados.

6. Sofisticação e criação de novas formas de experiência imersiva

experiencia-imersiva

A experiência imersiva se apresenta como um conjunto de inovações tecnológicas que tornam possível ampliar a experiência sensorial por meios tecnológicos virtuais.

Assim, os limites entre as experiências físicas reais e a realidade virtual diminuem consideravelmente e os dois se combinam para criar experiências com maior realismo.

Desde plataformas de conversação que mudam como as pessoas interagem com o mundo digital a outros recursos que alteram a forma como as pessoas percebem o mundo digital.

A mudança combinada nos modelos de percepção e interação levará a experiências de usuário totalmente imersivas.

A tendência é que as experiências imersivas como a realidade virtual e aumentada, a mixed reality, holografias, telepresença, entre outras, se tornem mais sofisticadas.

E a combinação de outras transformações tecnológicas criem novas formas de experiência imersiva.

Muito além do entretenimento, o avanço das inovações que proporcionam as experiências imersivas pode transformar o setor educacional e atender outras demandas por meio dos recursos tecnológicos direcionadas para os processos de aprendizagem.

7. Blockchain

blockchain

A tecnologia do Blockchain está evoluindo de uma infraestrutura de criptomoeda para uma plataforma de transformação digital.

É um afastamento radical das atuais transações centralizadas e sistemas para guardar registos e pode servir de base para negócios digitais disruptivos, tanto para empresas estabelecidas como para startups.

Embora a promoção exacerbada que envolve o Blockchain tenha sido originalmente focada na indústria de serviços financeiros, a tecnologia pode ter muitas aplicações potenciais.

As possibilidades são muitas na adoção pela Administração Pública, Saúde, indústria fabril , distribuição de mídia, verificação de identidades, registro de títulos e cadeias de abastecimento.

O Blockchain traz a promessa de remodelar as indústrias, permitindo a confiança descentralizada, proporcionando transparência e diminuindo o atrito entre os ecossistemas de negócios.

Embora muitos CIOs estejam apenas começando a explorar o Blockchain e avaliar seu potencial, os primeiros usuários, como Walmart e Maersk, já estão expandindo seus programas-piloto.

8. Preocupação com a criação de espaços inteligentes

espacos-inteligentes

O Gartner define que um espaço inteligente é um ambiente físico ou digital em que as pessoas e os sistemas com tecnologia interagem em ecossistemas cada vez mais abertos, conectados, inteligentes e coordenados.

O crescimento da tendência de “espaços inteligentes” pode ser visto por meio de locais de trabalho digitais, cidades e residências inteligentes e fábricas conectadas.

A tendência é que o primeiro lugar a ser afetado pelo conceito de espaço inteligente sejam os escritórios e espaços corporativos.

A área de segurança patrimonial e pública, bem como o planejamento de espaços públicos, também serão beneficiados com novas transformações tecnológicas a favor do planejamento de espaços inteligentes.

Além disso, os espaços inteligentes agregam valores e novas tecnologias voltados para a sustentabilidade e inovação na construção civil.

No contexto brasileiro, recentemente, a Universidade de São Paulo (USP) firmou convênio com a empresa de aço ArcelorMittal para a construção do CICS Living Lab (Centro de Inovação em Construção Civil), com o investimento de 3 milhões nos próximos 5 anos.

Segundo a USP, o novo espaço deverá desenvolver novas tecnologias que envolvem:

“a geração descentralizada de energias renováveis, internet das coisas (IoT), novos materiais, componentes e soluções construtivas industrializadas e ecoeficientes.”

9. Ética e privacidade digital

etica-privacidade-digital

À medida que nosso mundo se torna cada vez mais digital, a ética e a privacidade são uma preocupação crescente para a sociedade em geral.

A ética e a privacidade digitais são preocupações crescentes para indivíduos, organizações e governos.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas sobre como suas informações pessoais estão sendo usadas por organizações dos setores público e privado.

Qualquer discussão sobre privacidade deve ser fundamentada no tópico mais amplo da ética digital e na confiança de seus clientes, constituintes e funcionários.

Embora a privacidade e a segurança sejam componentes fundamentais na construção da confiança, a confiança é, na verdade, mais do que apenas esses componentes.

Confiança é a aceitação de uma declaração de verdade sem evidências ou investigações.

Em última análise, a posição de uma organização sobre a privacidade deve ser impulsionada por sua posição mais ampla sobre ética e confiança.

Mudar de privacidade para ética leva a conversa para além do ‘estamos em conformidade’, em direção ao ‘estamos fazendo a coisa certa’.

Até 2021, as organizações que negligenciarem a proteção de privacidade pagarão 100% mais em custos de conformidade do que os concorrentes que investiram nas melhores práticas.

Portanto, o Gartner espera um foco crescente em conformidade, mitigação de riscos e valores nos próximos anos.

10. Avanços na computação quântica

avancos-computacao-quantica

Embora a computação quântica possa parecer uma tecnologia de ficção científica, a tecnologia está amadurecendo mais rapidamente do que a maioria imagina.

Os desenvolvedores agora podem criar e executar aplicativos de computação quântica por meio de um ambiente de nuvem.

E os pesquisadores recentemente provaram a vantagem que os computadores quânticos têm sobre os computadores clássicos.

Os CIOs devem começar a monitorar a tecnologia, que pode ter uma adoção significativa até 2022 ou 2023.

Além disso, as inovações na área de computação utilizando a mecânica quântica interfere diretamente da internet como é conhecida atualmente.

Segundo o Gartner, até 2023, 20% das organizações estarão orçando projetos de computação quântica, em comparação com menos de 1% hoje.

Outras tendências estratégicas de tecnologia

Além das tendências estratégias de tecnologia apontadas na Conferência Gartner, é importante chamar atenção para outras apostas feitas por especialistas do mercado e que possuem um caráter mais específico.

Veja a seguir!

O mercado SaaS se tornará mais sólido

Para inibir a invasão das gigantes que dominam o mercado PaaS e IaaS, a tendência é que os provedores SaaS invistam em todos os setores dos seus processos organizacionais.

E assim ampliem a sua atuação com o lançamento de novos produtos, o crescimento sólido em automação digital e outras ferramentas com foco em aumentar a produtividade do usuário.

Maior demanda por ferramentas de migração nos iCloud

Para evitar os riscos técnicos da migração para provedores de nuvem e as necessidades técnicas provocadas por essa movimentação, a maior presença das ferramentas híbridas e multi nuvem contribuirão para a diminuição dos custos de migração de plataformas.

Assim, a preocupação dos provedores será de fornecer ferramentas para a agilizar as migrações e diminuir os riscos desse tipo de mudança.

Expansão do mercado de micros serviços

A tendência é que os serviços e soluções oferecidas, bem como o escopo mais comum no mercado de provedores, se diversifiquem.

Visto que a nuvem pública expandirá a sua rede de parcerias e os fornecedores de software manterão esse canal como recurso principal para a sua forma de atuação no mercado.

Ferramentas DevOps

Algumas mudanças, principalmente a infrastructure as code contribuirão para promover uma confluência maior entre as diversas aplicações.

As exigências corporativas, que demandam a necessidade de micros serviços no icloud para o processamento de diversas associações de algoritmos, serverless fabrics e containers.

AWS Outposts

Inovação da Amazon, a AWS Outposts tem o potencial de levar modelos operacionais para o datacenter, seja ela qual for.

Dessa maneira, a nuvem híbrida se torna, de fato, sólida e segura.

Com essa mudança, não há mais a necessidade da existência da operação de múltiplos ambiente de tecnologia da informação local e icloud.

Conclusão

Por fim, dada a complexidade do cenário e a disrupção digital, novas formas de organização, liderança e conjunto de habilidades devem ser pensados.

Pois esses terão tanto peso quanto qualquer tecnologia, especialmente se tratando de antecipação das tendências estratégicas de tecnologia.

Por isso, a Conferência Gartner também chamou a atenção para o posicionamento organizacional frente às transformações que estão por vir.

Qual é o posicionamento atual da sua organização frente todas essas tendências?

Nossa equipe de especialistas está disponível para atender a sua empresa e, juntos, descobrir qual é o melhor caminho considerando alta performance e baixo custo. Fale agora com nosso atendimento de contas!

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.